VINHOS, AZEITE & GASTRONOMIA

o equilíbrio perfeito de uma cozinha tradicional e mediterrânica 

Um complemento cultural da gastronomia

A dieta tradicional mediterrânica é caracterizada por um consumo moderado e diário de vinho, geralmente tinto, às refeições.

Em Espanha, por exemplo, o vinho foi reconhecido por lei como um alimento. 

As experiências sensoriais, reconstrução e a desconstrução com novas interpretações de cozinhados tradicionais e antigos, transformam a culinária e a nova cozinha numa forma de expressão artística. 

Numa época em que se fazem milhares de vinhos, com inúmeras opções culinárias, combinações de gostos e permanente criatividade face às expectativas crescentes, a melhor forma de começar a sua viagem pelo mundo dos vinhos  é acompanhar o seu prato com o que se gosta de beber.
O vinho pode adicionar notas agradáveis a um cozinhado, e os alimentos, por sua vez, podem intensificar e engrandecer os sabores do vinho.
Tenha em conta o modo de confeção dos pratos, a forma como os alimentos são preparados e os molhos utilizados.

Desfrute o vinho que acompanha a sua refeição, consumindo com moderação e não se esqueça de beber um pouco de água.

A Dieta Mediterrânea é uma herança cultural valiosa que representa muito mais do que um simples guia nutricional, rico e saudável. É um estilo de vida equilibrado que inclui receitas, métodos culinários, celebrações, costumes, produtos típicos e diversas atividades humanas.

Entre as muitas propriedades benéficas para a saúde desse padrão
alimentar, o tipo de gordura que o caracteriza (azeite, peixe e nozes), as proporções dos principais nutrientes que mantêm suas receitas (cereais e vegetais como base de pratos e carnes ou similar como “enfeite”) e a riqueza em micronutrientes que ele contém, fruto do uso de vegetais da estação, ervas aromáticas e condimentos.

Isso foi reconhecido e comemorado pela UNESCO, inscrevendo a Dieta
Mediterrânea como um dos elementos da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A dieta saudável fornecida pela dieta mediterrânea é perfeitamente
compatível com o prazer de provar pratos saborosos.

A nossa linha de vinhos e azeite preenche e diversifica acompanhamentos num leque variado de harmonizações gastronómicas.

Dos queijos amanteigados e saladas, aos fumeiros e queijos curados, passando pela carne grelhada na brasa, os peixes assados e mariscos, ou também um  rico cozido à portuguesa, umas tripas com feijão ou um bacalhau assado na brasa regado com azeite virgem extra Veiga L'ouro. E como aperitivo o seu novo moscatel, ou companhia de uma sobremesa doce como o pudim de ovos ou leite creme.
 

© 2020 Vinhos de Favaios

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Clean